- 22 dez, 2022
MENSAGEM FINAL DE ANO AOS ASSOCIADOS
Estimados associados;
Estamos prestes a encerrar mais um importante ano, que apesar de alguns desafios que ainda pairam, temos muito a agradecer a Deus que tem abençoado o nosso trabalho e a comemorar as conquistas da nossa associação.
Ao longo deste ano não poupamos esforços da nossa diretoria. Lutamos e fomos incisivos na defesa dos interesses das nossas indústrias. Conseguimos avançar em muitos processos internos que estavam sem andamento na Secretaria de Desenvolvimento Econômico-SDE. No dia a dia intenso junto ao Governo do Estado, também fomos exitosos em destravar a liberação de recursos para o projeto de revitalização do Distrito Industrial dos Imborés, que foi licitado e hoje já está em fase de execução; uma obra de grande importância para todos.
Quando muitos diziam para desistirmos da busca por uma solução para a “guilhotina” do acesso ao distrito, que tanta dor já causou, persistirmos e fomos a luta. Investimos e idealizamos o projeto que foi apresentado para a Via Bahia; enfrentamos inúmeras objeções, porém avançamos. A seguir, apresentamos o projeto para a Agência Nacional de Transporte Terrestres-ANTT que, depois de muito insistirmos, foi favorável ao pleito liberando a emissão do termo para sua realização. Agora, estamos fazendo intervenções junto ao Governo do Estado para a liberação dos recursos; pauta que já está bem adiantada e tudo indica que no início do próximo ano a obra seja iniciada.
No período das eleições participamos ativamente dos debates com os principais candidatos ao Governo do Estado. Apresentamos e defendemos as demandas das indústrias de Vitória da Conquista, pois entendemos que não podemos nos furtar a esta responsabilidade. Ao lado de outras instituições atuamos pela defesa do desenvolvimento da nossa cidade e região, independente de quem se tornasse o novo governador. Também recebemos candidatos a uma cadeira tanto na Assembleia Legislativa da Bahia quanto na Câmara dos Deputados que buscaram a AINVIC para apresentarem as suas propostas para o setor. Todos foram atendidos na condição de que as suas propostas estivessem alinhadas ao interesse do fomento da atividade industrial de Vitória da Conquista. Duas semanas após o resultado das eleições já estávamos em reunião com o governador eleito, Jerônimo Rodrigues, alinhando a pauta do nosso setor, momento em que reiterou o seu compromisso com investimentos para fomentar o desenvolvimento do setor industrial da cidade de Vitória da Conquista.
Em paralelo à essas demandas, acompanhamos com atenção o desempenho do setor industrial que enfrentou significativos desafios oriundos da acomodação do mercado e de um ano de eleições que literalmente consegue parar um país inteiro por mais de seis meses. Como implicação percebemos de forma geral uma queda mais recente da atividade industrial, da geração de emprego e da utilização da capacidade instalada. Esperamos que no fechamento do ano, com a consolidação dos números do setor, o desempenho da produção industrial se mantenha no patamar esperado para esse ano. Avaliando o contexto das nossas associadas, percebemos também que tais implicações, com mais ou menos intensidade a depender do segmento, a indústria conquistense se manteve ativa contribuindo assim para o desempenho econômico da cidade. Apesar de algumas incertezas no ambiente macroecômico acreditamos no bom desempenho das nossas indústrias no ano vindouro, mas recomendamos aos associados uma dedicação adicional, mais atenta a este novo cenário.
Por fim, em nome da nossa diretoria, reitero a todos que este novo momento da AINVIC, no qual de fato nos tornamos protagonistas do setor industrial da Bahia, é sem dúvidas fruto de toda uma construção que vem sendo feita há muito tempo por todas as diretorias que aqui passaram. Somente nos tornamos referência e somos protagonistas em função da nossa história. Por esse motivo é que precisamos da participação ativa de todos associados para cada vez mais estarmos unidos e fortes para enfrentar os desafios do setor que são maiores que todos nós de forma individual. Percebemos que muitos associados já compreenderam esta necessidade, têm participado e contribuído muito no dia a dia, mas ainda são poucos diante do nosso número de associados. Fica, mais uma vez, o nosso convite para que todos participem ativamente da nossa associação.
Minha gratidão aos nossos diretores, conselheiros e colaboradores administrativos que no dia a dia dedicam muito para que a AINVIC esteja sempre forte e pronta para defender os interesses de todos associados.
Juntos Sempre Seremos Mais Fortes!
Boa festas e um 2023 de muitos negócios para todos.
Antônio Alves Cabral
PRESIDENTE