Notícia Rápida:
Você está em: ainvic
Institucional:

Na segunda metade da década de 80 do século passado, após o auge da cafeicultura em nossa região, começaram a surgir, de forma mais intensa que o normal, algumas indústrias em Vitória da Conquista, principalmente no Distrito Industrial dos Imborés. O crescimento do número e tamanho das indústrias e o descaso de outras entidades e do poder público para com as indústrias e o próprio Distrito Industrial levaram os empresários Paulo Francisco Inforçati, Ivo Mário Gomes e Joaquim Nonato Silva a discutirem a necessidade de organizar os industriais em uma entidade que pudesse representa-los e defender os seus interesses de forma coletiva e independente politicamente. 


Assim, no ano de 1987, os titulares das empresas Brasoleo, Ciemil, Comagro, Comercial de Produtos Agropecuários, Didoné, Fundição Santana, Imborés Refrigerantes, J. Ramalho, Metavil, Lavisa, Simonassi, Teiú, Zokis, dentre outras, com o apoio jurídico de Dr. Uady Barbosa Bulos, fundaram a AINVIC – Associação das Indústrias de Vitória da Conquista, entidade sem fins lucrativos, sem qualquer tendência político-partidária, com o objetivo exclusivo de defender de forma coletiva os interesses das indústrias e promover o desenvolvimento industrial no sudoeste da Bahia. 

Em 30 de março de 1988 foram aprovados os estatutos sociais e eleita a primeira diretoria da AINVIC, que ficou assim constituída: Presidente: Paulo Francisco Inforçati (Ciemil); Vice-presidente: Ivo Mário Gomes (Imborés Refrigerantes); Tesoureiro: Joaquim Nonato da Silva (Teiú); Secretário: Marconiedson Lima de Farias (Lavisa); Conselho Fiscal: Arivaldo Santana (Metavil), José Ramalho Sobrinho (J.Ramalho) e Daniel Nogueira (Didoné). Desde a fundação já se passaram mais de 25 anos e muitas outras diretorias, porem os objetivos têm sido sempre os mesmos: defender e promover os interesses das indústrias e o desenvolvimento industrial. 

Muitas conquistas e ações foram realizadas, tais como: Aproximação e reconhecimento junto aos poderes públicos municipal, estadual e federal; convencer a FIEB a se instalar em Vitória da Conquista com o SESI, SENAI e IEL; organização de diversas feiras industriais na cidade quer de forma isolada, quer junto com o SEBRAE e a Coopmac; promover juntamente com o SESI, SENAI e SEBRAE diversos cursos, seminários e treinamentos voltados aos industriais e industriários; criação do premio “empresário do ano” e homenageado, com apoio de entidades de fomento, diversos empresários e pessoas que promovem o desenvolvimento industrial; intervenção com sucesso junto a Secretaria da Fazenda da Bahia para mudanças da legislação do ICMS apoiando as empresas inscritas no SIMPLES; dentre outras importantes ações. Esta tem sido a AINVIC, uma entidade que conta com você empresário industrial para ser ainda mais forte para que a indústria do sudoeste da Bahia também seja cada dia mais forte.



2019